A-Cordofones da Europa

São muitos os países que constituem a Europa como se pode ver no mapa. Este continente sofreu uma grande influência árabe devido à sua permanência no sul da Europa, mais precisamente no sul da Península Ibérica, Sicília e Grécia, que contribuíram para o surgimento da literatura, da arte, da filosofia e das ciências europeias.
Os descobrimentos portugueses e espanhóis também foram muito importantes no intercâmbio entre os instrumentos musicais da Europa e de outros continentes.

Portugal: Apesar de não ser um país muito grande a nível territorial, possui grandes tradições no campo da música. Em relação aos cordofones portugueses podemos encontrar A guitarra portuguesa tem como antepassado a cítara renascentista e o alaúde árabe.Foi o Mestre de Capela, António da Silva Leite que nacionalizou e baptizou este instrumento de “ Guitarra Portuguesa”.
Esta guitarra distingue-se dos outros cordofones pela forma e dimensões da sua caixa de ressonância, pelo cavalete móvel em osso, pelas suas 12 cordas metálicas, dispostas em seis pares e pelo sistema de afinação, assim como a cravelha metálica em forma de leque. A técnica de execução tradicional, é feita com o dedilhar especial da mão direita usando unicamente as unhas dos dedos indicador e polegar, e, como resultante natural destes factores, possui uma qualidade sonora com características tímbricas e expressivas distintamente individualizadas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s