2- Aerofones

Os Aerofones são instrumentos em que o som é produzido pela vibração do ar: o elemento vibratório é o ar.
Podemos considerar os seguintes grupos:

1 – AEROFONES DE ARESTA – (família das flautas) – instrumentos cuja embocadura é uma aresta, para a qual é orientado um jacto de ar. Esta embocadura pode ser simples (ex.: flauta transversal, flauta de pã) ou de apito (ex.: flauta de bisel, flajolé).

2 – AEROFONES DE PALHETA – as palhetas podem ser livres (ex.: acordeão, órgão de boca) ou batentes; por sua vez, estas últimas podem ser simples (ex.: saxofone, clarinete) ou duplas (ex.: oboé, cone inglês, fagote).

3 – AEROFONES DE BOCAL – que muitos autores hoje consideram de palheta labial, já que o som é produzido não pelo bocal, mas antes pelos lábios do instrumentista, que actuam como palhetas duplas (ex.: serpentão, trompete, trompa, trombone, saxhornes).

4 – ORGÃO – um instrumento à parte, quer pela sua complexidade, quer pelo facto de ser um instrumento híbrido (contém tubos com embocadura de palheta e com embocadura de bisel), quer por ser munido de um ou mais teclados.

5 – VOZ HUMANA – é também um caso isolado, por se tratar de um instrumento que não é “construído” e que desempenha igualmente funções não musicais, nomeadamente na comunicação verbal.

6 – AEROFONES LIVRES – o som é produzido pelo movimento de um corpo sólido através do ar. O corpo vibrante não é o instrumento, mas o ar que o rodeia (ex.: rombo, pião musical).

One response to “2- Aerofones

  1. Gostei mt achei ecelente mt obg ate bjjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s